Quinze empresas brasileiras serão submetidas a um novo experimento sobre a jornada semanal de apenas quatro dias de trabalho. A iniciativa, que começou na Nova Zelândia em 2019 e acontecerá entre setembro e dezembro deste ano no Brasil, é uma parceria entre a organização sem fins lucrativos 4 Day Week, que conduz testes globais sobre a carga horária reduzida, e a brasileira Reconnect Happiness at Work.

As inscrições para o experimento foram feitas em agosto pelas companhias, que, a partir do próximo mês, passarão a ser preparadas para adotar o modelo a ser implementado, do tipo 100-80-100: 100% do salário, trabalhando 80% do tempo e mantendo 100% da produtividade.

No dia 5 de setembro, acontecerão as primeiras reuniões, onde conceitos e passos essenciais para entrada ao projeto serão apresentados. Durante os três meses seguintes, acontecerá o período de adaptação, onde processos de trabalho serão redesenhados. 

“Tudo tem de ser feito com muito cuidado porque não queremos só propor redução de carga de trabalho, mas sim um novo modelo de negócios, que inclui resultados”, disse Renata Rivetti, fundadora da Reconnect.

 O início efetivo dos trabalhos ficou para dezembro, após o período de adaptação, e acontecerá por até seis meses, totalizando nove meses de duração. Ao final do experimento serão avaliados indicadores como estresse da força de trabalho, equilíbrio entre vida pessoal e profissional, resultados financeiros e turnover, ou rotatividade.

Os estudos feitos antes do início da experimento estiveram sob responsabilidade da universidade americana Boston College, assim como as análises que serão realizadas após três meses de sua implementação e ao fim do piloto. O centro de ensino elaborou, ainda, a metodologia da iniciativa.

De acordo com Gabriela Brasil, diretora do “4-Day Week Global”, o desafio irá além das leis trabalhistas locais: “A cultura do presenteísmo é muito grande por aqui, não só por parte das empresas como também dos funcionários”.

Segundo ela, o sucesso da iniciativa depende de comunicação ampla e adesão total das lideranças: “Tudo isso vai garantir maior confiança por parte dos trabalhadores, que se sentirão seguros dentro do novo modelo”.

Uma parceria entre a 4 Day Week e a empresa de coworking WeWork também foi firmada, para que as participantes tenham acesso ao Workpass, benefício que permite a entrada nos mais de 30 prédios da empresa no país e mais de 500 parceiros em todos os estados brasileiros, sem taxa de adesão ou custo nos primeiros meses do teste.

Segundo pesquisa feita pela WeWork com a Page Outsourcing, 73% dos brasileiros acreditam que uma semana de 4 dias de trabalho melhoraria sua produtividade, uma vez que reduziria o estresse, e aumentaria a lealdade à empresa, o que, por consequência, diminuiria as faltas.

Fonte: sitecontabil.com.br

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