A taxa de juros foi cortada em 0,5 p.p. pelo Copom, uma ação que a FecomercioSP aprovou. A FecomercioSP é a federação que representa o comércio de bens, serviços e turismo no estado de São Paulo.
A entidade considera que o corte, divulgado nesta quarta-feira (31, é uma medida adequada diante da situação econômica atual. A diminuição da Selic é entendida como um incentivo ao crescimento econômico, ao investimento e ao crédito, elementos essenciais para a retomada dos setores de Comércio e Serviços, especialmente em meio a dificuldades complexas e queda nas vendas.
A FecomercioSP ressalta, porém, a necessidade de acompanhar os efeitos dessa diminuição. É essencial que os benefícios sejam reais para as empresas e a sociedade, criando empregos e impulsionando a economia do país.
A entidade recomenda que a queda da Selic seja acompanhada por ações estruturais que promovam a competitividade e o setor produtivo, visando manter a inflação baixa sem elevar a taxa, embora isso dependa de um cenário fiscal mais favorável
Além disso, a FecomercioSP defende reformas e modernização do Estado e do custo estatal paulista para melhorar o ambiente econômico. Apesar de o IPCA-15 ter trazido alívio, persistem as preocupações, como a alta nos serviços e os planos governamentais de incentivo industrial. No cenário externo, problemas na China e debates nos EUA sobre a taxa de juros do Federal Reserve podem afetar os preços das commodities e a política monetária brasileira.
Portanto, convém continuar reduzindo a Selic, desde que se assegure uma política fiscal adequada e sustentável, fundamental para um crescimento econômico sólido e durável.