A Receita Federal libera nesta sexta-feira (22) a consulta ao quinto e último lote da restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2023 e, quem não foi incluído neste pagamento e em nenhum outro até agora, pode ter caído na malha fina.
Isso acontece caso o contribuinte tenha informado algum dado errado ou tenha omitido informações, como não incluir rendimentos de dependentes e outros. Todos os anos, segundo a Receita, cerca de 7% das declarações acabam retidas na malha fina.
Caso o contribuinte tenha caído na malha fina, é possível consultar e resolver as pendências para posteriormente ter os valores restituídos liberados.
Como consultar se cai na malha fina em 2023?
Para checar se, de fato, caiu na malha fina é preciso:
- Acessar o Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal (e-CAC);
- Realizar o login;
- No menu à esquerda, clicar na opção “Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)”;
- Dentro do quadro “Processamento”, clique em “Pendências de Malha”;
Pronto, nessa página o interessado poderá descobrir se de fato caiu na malha fina e quais os motivos para isso ter acontecido.
Como resolver pendências do IRPF
Se você, de fato, estiver com problemas na declaração de Imposto de Renda, há duas maneiras de resolver as pendências, que são:
Corrigir o documento
Caso a declaração do IR esteja incorreta ou com informações incompletas é preciso corrigir o documento o quanto antes, enviando uma declaração retificadora com os dados corretos.
Lembrando que não é possível retificar a declaração depois que a Receita convocou o contribuinte para prestar esclarecimentos. Portanto, quanto antes fizer as correções, melhor.
Prestar contas
Se sua declaração foi retida na malha fina, mas você tem certeza que está com tudo em dia e que o documento foi preenchido corretamente, aguarde que a Receita irá chamá-lo para prestar contas via intimação fiscal e você poderá apresentar seus documentos e explicações.
contabeis.com.br