As 20 habilidades que você deve desenvolver para encontrar um ótimo emprego

Um estudo realizado pelo IDC encontrou as 20 habilidades profissionais mais requeridas por empresas quando publicam suas descrições de vagas em sites de emprego na web. O instituto de consultoria analisou 25 mil sites desse tipo, o que resultou no registro de mais de 76 milhões de vagas diferentes.

É interessante notar que, bem à frente de todas as demais 19 habilidades mais requeridas está “habilidade na comunicação oral e escrita”, que muitas vezes é ignorada ou classificada como desimportante por muitos estudantes de áreas que não têm isso como principal foco.

Vale destacar também que saber lidar com o Microsoft Office é um dos itens mais importantes, assim como conseguir trabalhar bem com o PowerPoint. Ou seja, é preciso saber lidar com suítes de produtividade de forma avançada para se destacar no mercado globalizado. 

  1. 1. Comunicação oral e escrita
  2. 2. Atenção a detalhes
  3. 3. Conhecimentos sobre Marketing
  4. 4. Domínio do Microsoft Office
  5. 5. Integridade profissional
  6. 6. Boas práticas em lidar com atendimento ao cliente
  7. 7. Proatividade
  8. 8. Bom em trabalhar em equipe
  9. 9. Capacidade de resolver problemas
  10. 10. Criatividade
  11. 11. Autonomia para trabalhar sem muita supervisão
  12. 12. Habilidades organizacionais
  13. 13. Conhecimento sobre planejamento de vendas
  14. 14. Experiência em vendas
  15. 15. Gerenciamento de projetos
  16. 16. Domínio do Microsoft PowerPoint
  17. 17. Habilidade em treinamento
  18. 18. Bom gerenciamento de tempo
  19. 19. Troubleshooting/resolução de problemas complexos
  20. 20. Habilidades de liderança

 

O IDC ainda comparou o quão requeridas são as 10 primeiras habilidades em vagas de alto escalão em comparação com todo o resto. Note que alguns itens ficam ainda em maior destaque.

Ordem na lista:

  1. 1. Comunicação oral e escrita
  2. 2. Capacidade de resolver problemas
  3. 3. Integridade profissional
  4. 4. Microsoft Office
  5. 5. Atenção aos detalhes
  6. 6. Gerenciamento de projetos
  7. 7. Criatividade
  8. 8. Troubleshooting
  9. 9. Marketing
  10. 10. Autonomia para trabalhar sem muita supervisão

 

Fonte: http://pro.tecmundo.com.br/