Restituição do IR 2018, veja o cronograma.

IRPF2018

Em 2018, os milhares de contribuintes tiveram até 30 de abril para declarar o Imposto de Renda. Agora, a expectativa é para o início da Restituição do Imposto de Renda 2018, que será paga em sete lotes, de junho até dezembro.

Muita gente não esperou o prazo para declaração encerrar e já começou a se programar para receber a restituição. O cronograma divulgado pela Receita Federal indica que o reembolso, para aqueles que não caírem na malha fina, começará em 15 de junho.

Quem não quiser esperar poderá antecipar o reembolso, basta contatar um banco. No entanto, é preciso ficar atento a essa medida, pois poderá ser uma medida um tanto arriscada.

 

CALENDÁRIO DE RESTIRUIÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA:

 

1º lote – 15 de junho – sexta-feira;

2º lote – 16 de julho – segunda-feira;

3º lote – 15 de agosto – quarta-feira;

4º lote – 17 de setembro – segunda-feira

5º lote – 15 de outubro – segunda-feira

6º lote – 16 de novembro – sexta-feira

7º lote – 17 de dezembro – segunda-feira

 

QUEM TERÁ PRIORIDADE NA RESTITUIÇÃO?

 

Conforme o documento divulgado no site da Receita Federal, o processo de Restituição do Imposto de Renda terá algumas prioridades. Terão privilégio no reembolso:

– idosos acima de 60 anos

– portadores de deficiência física, mental ou doença grave

– contribuintes que enviaram a declaração logo no início do prazo

 

Estes citados acima terão prioridade no pagamento dos primeiros lotes. O processo de restituição do imposto de renda é mais simples do que parece. O valor é depositado na agência bancária que foi indicada pelo contribuinte no ato da declaração.

As restituições são aplicadas com base na correção da taxa básica de juros da economia, a Selic. Ao cair na conta bancária, no entanto, não é atualizada. O valor atual da taxa é de 6,75%.

 

Fonte: https://financeone.com.br